segunda-feira, 12 de março de 2012

Mitos e Lendas Universais


As questões humanas mais profundas deram origem aos mitos em todas as culturas como eixo norteador da visão do mundo, e reflexões sobre nossa verdadeira identidade e qual o propósito de viver. São instrumentos que mostram como entender quem somos, qual o nosso lugar no planeta, no tempo e no espaço. Também são indicadores de valores universais que organizam a ética profunda, pois revelam os valores universais inerentes  à condição humana. Seus símbolos sagrados falam a linguagem da alma e orientam o modo como sentimos, compreendemos e nos relacionamos com nós mesmos, com os semelhantes, com a vida e com o sagrado. 
Os mitos nos auxiliam a determinar a essência das coisas, perceber sua importância e o que fazer diante delas. Através desses mitos, deuses e heróis de cada mitologia, compreendemos que os povos, suas culturas e a própria natureza são manifestações vivas do Sagrado. Nós, seres humanos, temos duas necessidades básicas: sobrevivência e transcendência. Os mitos revelam que a transcendência é a sustentação da sobrevivência. Uma vivência mitológica contempla  as dimensões intelectuais e espirituais e permite descobertas e revelações transformadoras. 
A mitologia é uma proposta de integração do conhecimento pois permite o diálogo entre os diversos saberes. Interagir com os deuses e arquétipos através de seus símbolos e narrativas desvenda arquivos do inconsciente coletivo e permite o acesso à magia e à sabedoria de todos os povos. 
O objetivo desse blog é oferecer um guia para os interessados no universo complexo e fascinante da mitologia. Os mitos, lendas, heróis, deuses e deusas se expressam através dos símbolos e metáforas que apontam para nossa realidade interior. Eles se comunicam diretamente com o nosso inconsciente e por isso acessam portais de percepções mais sutis. A mitologia mostra as múltiplas faces da unidade na diversidade das culturas de todos os povos e ultrapassa o tempo e o espaço. Além disso, desperta  um olhar diferente, mais abrangente porque nos convida a um raciocínio de encantamento holístico e transdisciplinar.

Um comentário:

  1. Mitos, arquétipos, religiões, deuses e Deus...a conversa com o desconhecido, com a natureza (ambiente, universo) e nosso interior. Os mitos, arquétipos, religiões, deuses e Deus intermediam e regulam nossa vida, nossa convivência na sociedade, a matriz de poder entre os indivíduos e as possibilidades da cultura e do conhecimento.
    Sutilmente, formam o véu que envolve os seres humanos. Esgarçados, rotos...encontramos homens e mulheres objetos, autômatos, robotizados.

    ResponderExcluir